Corpo de Bombeiros de Santa Catarina prepara mais uma edição do Projeto Golfinho

Com o objetivo de divulgar e fomentar a cultura de prevenção e de segurança no ambiente aquático, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desenvolveu o Projeto Golfinho, que tem como alvo crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos.

O projeto nasceu em 1998 e acontece durante a Operação Veraneio (temporada de verão), sendo oferecido a população de forma gratuita em áreas públicas em diversos locais do estado, abrangendo não só praias do litoral, mas também piscinas, lagos e rios no interior.

Santa Catarina, em especial o litoral, é um dos destinos mais procurados no Brasil durante as férias de verão. Com isso, o número de acidentes ligados aos banhos de mar, piscinas e rios cresce significativamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) – Boletim 2019, o afogamento é a segunda causa de óbito em vítimas de 1 a 4 anos de idade e terceira causa de 5 a 14 anos.

Ao orientar os golfinhos, como são chamadas as crianças formadas no projeto, o CBMSC promove a conscientização coletiva e a cidadania ao entender que cada criança que adquire o conhecimento, compartilha-o entre familiares e amigos, o que gera um impacto grande no comportamento da comunidade na interação com a água.

Tendo como lema principal “ÁGUA NO UMBIGO, SINAL DE PERIGO”, o projeto é repleto de orientações e dicas, conscientizando as crianças de forma lúdica, mesclando aprendizagem e diversão. Entre os principais ensinamentos estão como identificar os locais mais adequados para tomar banho, o que significam as cores das bandeiras na beira da praia e como elas devem proceder em caso de algum incidente ou afogamento.

O projeto ocorre simultaneamente em vários locais e as inscrições são feitas diretamente nos postos de guarda vidas por um responsável pela criança. Cada golfinho recebe um certificado ao término do curso.

PARCERIA COM INTECH BOATING

Após um período de paralisação temporária, em função da situação de pandemia, o projeto se prepara para retomar as atividades para a temporada 2022-2023. Mais especificamente na Cidade de Palhoça – SC, o Projeto Golfinho já é desenvolvido há mais de 15 anos. De acordo com o Sargento Andrade, do Corpo de Bombeiros de Palhoça – SC e responsável pela realização da ação na região, no primeiro ano participaram 60 crianças, já em 2019 o projeto bateu o recorde de participantes com 806 crianças formadas.

“Esse trabalho não abrilhanta somente o Corpo de Bombeiros, mas todos aqueles que participam e contribuem com Projeto. A nossa meta é que o número de afogamentos seja levado a zero, isso é algo essencial para nós. O trabalho é árduo, exige disciplina e para mim é gratificante poder estar ajudando a população e ainda educar as crianças para os perigos do mar. Temos somente a agradecer aqueles que nos patrocinam e participam de nosso projeto” ressalta Sargento Andrade.

Há 6 anos a Intech Boating é parceira do Corpo de Bombeiros e uma das patrocinadoras do Projeto Golfinho. Para o pessoal de Palhoça que ficou interessado em inscrever suas crianças no projeto, fiquem atentos ao https://www.instagram.com/cbmsc.palhoca/ , o cronograma de realização do Projeto será divulgado por lá.

Fotos: CBMSC – Palhoça

Mais informações:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *