Os 10 mandamentos do bom passageiro

Recentemente a Revista Náutica publicou em seu site uma matéria bem interessante com dicas para quem vai pisar em uma embarcação pela primeira vez. Como o assunto virou uma pauta divertida dentro da Intech Boating, resolvemos compartilhar aqui o texto na íntegra para você não ser inconveniente e nem fazer feio em um possível passeio de barco.

Leia com atenção, faça suas anotações e fique preparado para quando receber aquele convite especial.

Se você nunca pisou em um barco, veja aqui os 10 mandamentos do bom passageiro

Por Redação Revista Náutica – Publicação original 23/06/2021

Fim de semana de sol e um amigo convida você, marinheiro de primeiríssima viagem, para um passeio de barco.

Se não quiser criar nenhum constrangimento, fazer tudo certinho e ainda ser convidado muitas outras vezes para outros passeios com seu amigo (que dependendo do que acontecer a bordo, pode até virar ex-amigo…), siga com atenção os 10 tópicos a seguir, que resumem bem o que todo convidado deve fazer ao entrar num barco. Veja o quê e porquê.

1. TIRE OS SAPATOS

Em barcos todo mundo deve entrar descalço. É uma questão de limpeza, porque barcos são em sua maioria brancos e esta cor não combina com solas de sapatos. A exceção é para sapatos próprios para uso embarcado mas, mesmo assim, eles não podem andar por ai, fora do barco, ou trarão a mesma sujeira que qualquer outro!

2. NÃO LEVE UM AMIGO JUNTO

Barcos têm espaço limitado e o número de ocupantes não pode ultrapassar o máximo permitido. Imagine, então, se ele já estiver cheio e o último convidado a chegar for você e junto com mais alguém?

3. PERGUNTE COMO FUNCIONA O BANHEIRO

Banheiros de bordo têm truques, especialmente nas descargas de vasos sanitários. Assim, antes de passar pelo constrangimento de ter que pedir ajuda numa situação embaraçosa, pergunte logo como a coisa funciona. É bem melhor antes do que depois.

4. NÃO PASSE BRONZEADOR

Bronzeadores são oleosos e gordurosos. E nenhuma destas características combina com o casco branquinho dos barcos e muito menos com os estofamentos. Portanto, esqueça deles enquanto estiver a bordo.

5. MAS ABUSE DO PROTETOR SOLAR

Ao contrário dos bronzeadores, protetores solares são absolutamente obrigatórios em qualquer barco. A razão é simples: barcos se movimentam e isso gera vento, que mascara o calor. Mas o sol continua a queimar.

6. NÃO EXAGERE NA BAGAGEM

Barcos, como já se disse, têm espaço reduzido. Por isso, não leve para bordo absolutamente nada além do estritamente necessário. E, ainda assim, acondicionado em pequenas sacolas ou bolsas macias, dessas que dá para acomodar em qualquer cantinho. Nada de malas rígidas e, muito menos, com rodinhas!

7. ECONOMIZE ÁGUA

Barcos têm tanques de água doce pequenos, por isso é fundamental não desperdiçar água. Deixar a torneira aberta enquanto lava a louça ou tomar longos banhos são coisas que não se deve fazer nem em casa. Que dirá num barco.

8. PREVINA-SE CONTRA ENJOO

Se você tem propensão e sentir algum tipo de mal-estar no mar, tome logo algum medicamento preventivo, antes mesmo de embarcar. Assim, você não estraga o seu passeio e o dos outros também, porque — lembre-se! — quando um vomita, todos vomitam. Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer substância contra enjoo e, feito isso, é consenso que eles funcionam bem quando tomados antes de dormir na véspera do passeio e, novamente, pela manhã, antes do embarque.

9. AJUDE NAS TAREFAS

Num barco, sempre há alguma coisa a fazer para ajudar na navegação — seja soltar um cabo ou prender uma boia. Especialmente nos veleiros, que sempre necessitam subir, descer e regular velas. Assim, na medida do possível, tente ajudar. Ou, pelo menos, se ofereça, caso necessário.

10. MAS NÃO FAÇA O QUE NÃO SABE

Na ânsia de querer ajudar na navegação, passageiros leigos muitas vezes acabam criando situações de risco a bordo. Portanto, só se meta a fazer o que sabe. E, se não souber, não tenha vergonha alguma de sempre perguntar ao comandante, que será sempre a única pessoa a ser ouvida a bordo.

Seguindo essas dicas você, com certeza, vai ser o convidado perfeito para navegar.

Gostou? Veja a matéria completa aqui: https://www.nautica.com.br/10-mandamentos-do-bom-passageiro/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *