Conheça algumas das ações sustentáveis do estaleiro Intech Boating

PRODUÇÃO DE BARCOS MENOS POLUENTES E USO CONSCIENTE DE RECURSOS NATURAIS

O estaleiro Intech Boating, localizado na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, é um exemplo de como é possível manter uma linha de produção moderna, aliada à políticas empresariais sustentáveis e ações que visam a preservação do meio ambiente. Responsável pela fabricação dos iates de luxo da marca Sessa Marine e das lanchas esportivas da marca Key Largo, ambas de origem italiana, além de barcos para uso profissional da linha própria Intech Professional Boats, o estaleiro ocupa uma área de 20 mil m², com capacidade para produção de embarcações de até 50 pés.

No espaço fabril, uma atenção constante é dedicada ao desenvolvimento de processos que reduzam ao máximo o impacto ambiental da sua linha de montagem, assim como do uso de suas embarcações. Um exemplo é o procedimento adotado para a etapa de laminação de cascos na linha Intech Professional Boats, que é executado pelo sistema de infusão. Este método diminui a emissão de gases na hora da fabricação e também permite a produção de embarcações mais leves, que, consequentemente, consomem menos combustível e são menos poluentes, características importantes para uma linha formada por barcos geralmente destinados a operações contínuas e pesadas, como praticagem, resgate, patrulhamento, apoio portuário e transporte de tripulações. Já na linha Sessa Marine, os projetos das embarcações foram elaborados para proporcionar a melhor relação peso/potência possível, apresentando um ótimo desempenho com baixo consumo de combustível. Ainda nas embarcações da marca, são instalados exclusivamente motores Volvo Penta, que são reconhecidos mundialmente pela sua eficiência e baixo nível de poluição.

A preocupação ambiental também foi considerada durante o desenvolvimento do projeto para a fábrica da Intech Boating, que prioriza o máximo aproveitamento de recursos naturais. Uma importante iniciativa sustentável adotada foi a captação da água de chuva, possível com a instalação de um sistema de armazenamento com capacidade para até 220 mil litros. A partir dos tanques, o material coletado é reutilizado em sanitários, irrigação dos jardins e principalmente na piscina onde são realizados os últimos testes nas embarcações antes de serem entregues aos clientes. Outra ação foi o planejamento dos espaços da fábrica para receberem iluminação externa, com a instalação de grandes painéis de vidro no teto e nas laterais, que reduzem o uso da energia elétrica. Além disso, as paredes têm grandes filtros de carbono ativado, que fazem a sucção e limpeza do ar, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e limpo.

“O trabalho que desenvolvemos é fruto da nossa paixão por navegar, e subsequentemente, do respeito que temos pelos mares, rios, e por todo nosso ecossistema. Sem o meio ambiente, perderíamos a razão de existir e fabricar nossas embarcações”, afirma José A. Galizio Neto, presidente da Intech Boating. “Temos orgulho em ser uma das empresas mais inovadoras do setor e ainda ter a preservação ambiental como um dos pilares para o nosso desenvolvimento” conclui o empresário.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *