Mar calmo não faz bom marinheiro – Intech Boating realiza a segunda edição do evento

Os ventos estão em constante mudança. Tanto no mar, quanto na vida, precisamos estar preparados para todas as adversidades e atentos a necessidade de ajuste de rota para manter nosso objetivo em foco.  Foi baseado nesse conceito que a Intech realizou mais uma edição do evento MAR CALMO NÃO FAZ BOM MARINHEIRO. A primeira edição aconteceu em 2020, quando o estaleiro realizou o evento com o objetivo de alinhar conhecimentos, esclarecer as metas e os objetivos que pretendia alcançar em meio a pandemia de Covid-19.

“Naquela época não tínhamos previsão de calmaria, tudo era incerteza. Temíamos tanto no aspecto profissional, quanto pessoal, pela saúde das nossas famílias”, relata Débora Felipe responsável pelo Marketing e Comercial do Estaleiro. “Por outro lado, não há melhor maneira de formar bons colaboradores do que enfrentar o mar revolto do mercado, foi um tempo de grande aprendizado, mas nos mantivemos firmes e focados em realizar nosso plano estratégico”.

Passado o susto inicial, o mercado náutico brasileiro acabou por transformar a situação de pandemia em um grande impulsionador, alcançando números incríveis. De acordo com a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha o segmento cresceu 20% nos últimos 2 anos, o número de habilitações saltou de 973 mil para 1.013.000 e o número de embarcações ativas a registradas, foi de 670 mil para 690 mil.

 “Nosso crescimento, até então, vinha acontecendo de forma estável e planejada. Com a mudança de hábitos dos brasileiros, que encontraram nas embarcações um porto seguro em meio a pandemia, houve um aumento de demanda muito repentino. Na pressão dos acontecimentos tivemos que agir rápido e buscar alternativas para não perder oportunidades e continuar atendendo os clientes com a mesma qualidade e eficácia”, complementa Débora.

Com quase 100% de sua produção de 2022 vendida, o grande desafio do estaleiro no momento é manter o ritmo de produção. A logística e a inconstância no fornecimento de alguns itens de matéria prima ainda são fatores que causam preocupação, assim como as necessidades que surgem para atender o aumento expressivo do número de colaboradores.

Eloísa Kriegler, responsável pelos Recursos Humanos da Intech Boating comenta sobre esse momento “A alta demanda comercial criou a necessidade imediata de intensificarmos nossa produtividade, o que consequentemente resultou na abertura de mais postos de trabalho. Em menos de 2 anos dobramos nosso quadro de colaboradores. Equipes que crescem rapidamente requerem atenção redobrada na seleção e treinamento, além de uma delegação correta de responsabilidades e objetivos claros. A segunda edição do evento nasceu principalmente dessa necessidade de alinhar conhecimentos com o novo grupo de colaboradores, motivar e apresentar o Programa de Gestão de Talentos”, destaca Eloísa.

Dentro dos esforços realizados, o estaleiro também buscou no mercado profissionais de outras áreas para trazer uma visão externa e aprimorar a parte de planejamento e gestão do estaleiro com novas ideias. O novo Gerente Industrial, Vítor Dias, é um dos responsáveis pelo novo Programa de Gestão de Talentos e passou a atuar diretamente com o Coordenador de Produção, Silvano Kunzel. “O estaleiro já tinha boas iniciativas, o que fizemos foi transformar todas essas ações em um plano coordenado, com critérios e objetivos mais claros. Treinamentos, mapeamento de competências, matriz de habilidades, avaliação de desempenho e feedback contínuo, são algumas das ações que compõem o Programa nessa fase inicial”, explica Vítor.

Na segunda edição do evento, os gestores também apresentaram seus times e falaram sobre as responsabilidades de cada área, a Engenharia mostrou as novidades em produtos que estão por vir e os colaboradores também puderam conhecer um pouco a visão dos sócios através da palavra de Guillermo Vieira.

Para finalizar o evento, o Professor Niloar Bissani presenteou o grupo com uma palestra e dinâmica em grupo abordando o tema Mudança e Entusiasmo.

Acompanhe abaixo o depoimento de alguns participantes:

“Essa possibilidade de interação e troca de informações entre todos os colaboradores é muito importante. Temos um time novo na empresa, que veio para agregar durante o último ano e que precisa entender o nosso DNA. Eventos desse tipo sempre são muito legais e produtivos, a equipe organizadora está de parabéns”. Luiz Henrique Galizio – Gestor da Área de Pós-Vendas

“As equipes de produção gostaram bastante do conteúdo apresentado e da postura da empresa em compartilhar informações. Nos encontros semanais já trabalhamos bastante as regras de promoção e critérios de avaliação, mas sempre é bom que o assunto seja reforçado. A apresentação dos novos modelos deixou os times impactados e ansiosos para conhecer mais detalhes”. Silvano Kunzel – Coordenador de Produção

“Foi um evento bem informativo e organizado, o palestrante final era bom. Quando a empresa convida esses palestrantes é bem proveitoso, pois ele não faz parte do nosso dia a dia e apresenta uma visão diferente para nós. Fiquei feliz em saber sobre os novos benefícios, traz segurança para nós colaboradores”. Gilson de Oliveira – Pré Elétrica

“O evento proporcionado pela Intech no dia 16.07.2022, fez com que refletíssemos sobre o crescimento da empresa e a importância que as pessoas possuem dentro do ambiente organizacional. O palestrante Niloar Bissani narrou a história do piloto de avião e a situação com o seu paraquedas, demonstrando que independente do patamar de vida, precisamos dar importância as pessoas, na qual atitudes simples como um gesto de consideração, carinho e gratidão podem mudar o dia ou até mesmo a vida de alguém. Cabe, portanto, a nós refletirmos que a vida e o mundo são compostos por pessoas e que para alcançarmos o sucesso, muitas delas dobram o nosso paraquedas todos os dias.” Isadora Diniz – Analista Financeira

“O evento foi bem informativo, trabalho na Intech há 7 anos e esse tipo de evento motiva muito os colaboradores. Todas essas boas novidades fazem com que os colaboradores queiram fazer parte, dando o seu melhor e crescendo junto com a empresa, sabemos que esse crescimento depende do esforço de cada um.  Gostei também da palestra ministrada pelo Guillermo pois ele falou sobre o trabalho em equipe, pensar no amigo do lado, e isso é muito importante”. Dariu Fernandes – Acabamento 

O palestrante Niloar Bissani também deixou um recado para o grupo:

“Em um ambiente descontraído e animado, na manhã de sábado tivemos a oportunidade de participar de um momento ímpar na Intech Boating. Uma empresa de visão moderna, focada no bem-estar do colaborador, no meio ambiente e na comunidade em que atua. Com a presença de mais de 200 colaboradores engajados, trocamos experiências e práticas que proporcionarão grandes mudanças de comportamento. Transformar a vida das pessoas, em uma vida mais leve e entusiasta é nosso propósito e certamente o objetivo foi atingido. Obrigado pela oportunidade de estar com vocês!”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *