Tripulação Intech Boating: Manoel Messias

Hoje vamos contar um pouco sobre a história do nosso colaborador Manoel Messias Alves de Azevedo, que há nove anos faz parte do time da Intech Boating e atua como maratonista nas horas livres.

Manoel nasceu em Manaus/AM e iniciou sua história na Intech exercendo a função de Auxiliar de Laminação. Com o tempo foi se destacando e aperfeiçoando seus conhecimentos, para hoje ocupar a vaga de Laminador III, onde atua no time de laminação secundária, realizando o desenvolvimento de formas, laminação de pequenas peças e fechamento das embarcações.

Seu início como corredor de maratonas aconteceu há 4 anos, quando conheceu o esporte através de sua esposa, que o presenteou com uma inscrição para participar de sua primeira maratona. “Quando minha esposa me inscreveu pela primeira vez, senti um friozinho na barriga, mas isso não foi um impedimento para desistir”, nos conta animado. Antes disso, “Seu Messias”, como é conhecido pelos colegas da Intech, apenas corria por diversão.

Maratona é a corrida mais longa do atletismo, são 42,195 km de muito esforço e resistência. Seu nome foi instituído como uma homenagem à antiga lenda grega do soldado ateniense Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido 42 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos exércitos atenienses contra os persas. 

No Brasil as competições mais conhecidas são: 

  • Corrida Internacional de São Silvestre (São Paulo/SP);
  • Volta Internacional da Pampulha (Belo Horizonte/MG);
  • Volta à Ilha (Florianópolis/SC);
  • Corrida de Reis (Cuiabá/MT);
  • Corrida da Cidade de Aracaju (Aracaju/SE);
  • Meia do Descobrimento (Porto Seguro/ BA).

Fontes: Wikipédia e Infoescola. Foto: Messias cruza a linha de chegada na Meia Maratona de São José 2020 – Imagem Foco Radical.

Messias já participou de importantes competições na região, como a meia-maratona de São José/SC em 2020, o circuito de corridas realizado pela Unimed em Florianópolis e a Corrida de Natal realizada no ano de 2021 em Palhoça/SC, onde obteve o seu melhor desempenho, conquistando o segundo lugar. 

Ele não tem um atleta como inspiração, mas destaca o incentivo do seu pai que sempre o inspirou e motivou, dizendo para ele seguir firme em seus propósitos e nunca desistir.

Outra pessoa que o encoraja muito é sua esposa Solange, que oferece todo o apoio para que ele enfrente e vença os obstáculos, ficando às vezes mais ansiosa do que ele antes da corrida. 

“Sinto uma enorme emoção em cada largada. Sei que o importante é competir e quero continuar concluindo meus objetivos e atingindo a linha de chegada, a posição para mim é o menos importante”.

Para esse ano, ele já está inscrito para a Corrida Supermercados Koch – Florianópolis, que será realizada no mês de setembro. “Já estou focado no meu novo objetivo,  minha meta atual é percorrer 5km em 21 minutos”, diz orgulhoso. Sobre os desafios da idade, Messias que já passou a linha dos 50 anos, não tem medo de perder o gás “Sei que não sou mais um menino, então sempre me emociono ao ver que minha disposição em competir e participar às vezes é maior que a do pessoal mais jovem”.

Para você que pretende começar no esporte, aqui vão algumas dicas do nosso atleta:

  • O essencial é ter um bom tênis e um relógio para marcar o tempo.
  • O iniciante tem que começar a participar de pequenos circuitos para conhecer o esporte e ir pegando “as manhas”.
  • Cada um tem seu tempo, siga devagar, sem pressa, evoluindo a cada treino.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *