Os benefícios da tinta poliéster para pintura de móveis

Acompanhar as tendências do mercado é fundamental para que qualquer negócio prospere, mas cria-las é muito melhor. O primeiro passo para encontrar boas soluções é conhecer bem as necessidades que se deseja atender e ativar a criatividade para identificar oportunidades.

Em 2014, a Intech Boating estava disposta a aperfeiçoar o processo de pintura de móveis até então utilizada, a busca era por uma solução que mantivesse o visual e a qualidade da pintura em laca já aplicada, com uma durabilidade de coloração e resistência ainda maior. Foi desse ponto que a Intech Boating começou a pesquisar sobre as vantagens da tinta em Poliéster, que até então não era ainda um material difundido no mercado náutico para pintura de móveis e superfícies internas das embarcações.

“A Tinta Poliéster é um monocomponente de secagem ao ar, e por muito tempo foi indicada apenas para pinturas em veículos automotivos. Entretanto, os benefícios desse tipo de material pareciam se encaixar perfeitamente ao nosso negócio, onde prezamos pela durabilidade e excelência em cada detalhe”, é o que nos conta Silvano Kunzel, Supervisor de Produção.

Para detalhar melhor, esse tipo de tintura possui um alto poder de cobertura, secagem rápida e grande resistência ao intemperismo. Sendo muito resistente à água e calor. Esse tipo de acabamento também é considerado ecologicamente correto, já que sua composição faz com que tenha praticamente 100% de aproveitamento, sem deixar resíduos e sem evaporar solventes e outros gases na natureza.   Além disso, através desse material é possível criar tonalidades exclusivas e aplicar acabamentos metálicos e perolizados, deixando as embarcações da cor dos sonhos dos clientes.

Na época, a mudança no processo de pintura representava um grande desafio, “Não havia exemplos no mercado de aplicações similares ao que queríamos fazer, poucas técnicas eram divulgadas em que pudéssemos buscar inspiração ou informações”, relata Silvano. Era a hora de inovar. “Durante aproximadamente quatro meses, nossa equipe fez uma série de testes e adaptações. Não foi um processo rápido, tivemos que fazer vários ajustes para chegar ao resultado esperado, mas foi gratificante”, complementa.

Hoje a Intech Boating conta com 4 colaboradores exclusivos e altamente especializados em pintura de móveis. Com a ampliação da área construtiva do estaleiro um novo espaço para pintura está sendo implementado, para tornar o processo ainda mais ágil e eficaz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *