Ação Novembro Azul mobiliza colaboradores

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da prevenção e diagnóstico precoce das doenças que atingem os homens, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. O movimento logo se popularizou pelo mundo chegando no Brasil de forma mais efetiva em 2008, sendo difundido principalmente pela Sociedade Brasileira de Urologia.

Aqui na Intech Boating, a campanha de conscientização do Novembro Azul foi marcada pela entrega de brindes personalizados e uma pequena cartilha informativa, reforçando a importância do cuidado que os homens devem ter com a saúde.

Pesquisas indicam que diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Após o câncer de pele, é o tipo mais frequente entre os homens brasileiros, ocorrendo geralmente em idades mais avançadas – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta qualquer sintoma, no momento em que os primeiros sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura, por isso é tão importante a realização do diagnóstico precoce. Na fase avançada, os sintomas consistem em: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Mesmo na ausência de sintomas, devem procurar o urologista para mais informações sobre o exame de toque retal e de PSA (Antígeno Prostático Específico):

  • Homens com mais de 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata, obesidade, negros – pois sofrem maior incidência deste tipo de câncer);
  • Homens a partir dos 50 anos sem fatores de risco.

Além da ação oficial de distribuição de brindes e cartilhas informativas, que aconteceu no dia 10/11, durante todo o mês de novembro estão sendo divulgados nas TVs Corporativas, dicas de prevenção e informações de conscientização sobre importância do diagnóstico precoce. 

“Nosso principal objetivo com a campanha é gerar um alerta para os homens que costumam negligenciar mais a saúde do que as mulheres”, relata Elaine Alves, Analista do Departamento de Recursos Humanos do estaleiro. “A Intech Boating entende que para que o cenário de saúde no Brasil evolua de forma positiva, é preciso que as pessoas compreendam a importância de prevenir doenças e incorporar hábitos saudáveis, por isso sempre incentivamos nossos colaboradores a praticar exercícios físicos e manter uma boa alimentação”, complementa Elaine.

Fonte de dados: site do Ministério da Saúde – http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3351-novembro-azul-no-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem-seja-heroi-da-sua-saude

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *