Conheça as vantagens de usar Corian® nas embarcações

A sofisticação e design das embarcações Sessa Marine vão além da preocupação somente com a estética e beleza, a escolha de todos os materiais é planejada com cuidado para oferecer qualidade, durabilidade e conforto em cada detalhe.

O Corian começou a ser utilizado nas embarcações da Sessa Marine em 2015. A motivação principal do estaleiro para a troca, foi a possibilidade de oferecer um material mais versátil e resistente, que pudesse possibilitar aos clientes uma variedade maior de cores e formatos para personalização de sua embarcação.

Equipe de colaboradores que participou do treinamento na Du Pont em 2015.

“ A multifuncionalidade do Corian é o seu maior diferencial. Anteriormente utilizávamos vidro e pedras para fazer o revestimento de algumas superfícies, o que dificultava e limitava os recortes. Hoje, com a substituição pelo Corian, podemos oferecer mais cores e formas, desenvolvendo peças com maior precisão de detalhes e acabamento superior”, é o que nos conta Pamela Bizinella, Coordenadora de Engenharia. “Outra grande vantagem é referente ao peso do material, que por ser mais leve do que as pedras normalmente utilizadas em bancadas, contribui com o equilíbrio da embarcação na questão peso e potência”, complementa Pamela.

Nas embarcações Sessa Marine o Corian é utilizado nas cozinhas, nos banheiros e na área gourmet por resistir a praticamente qualquer mancha, apresentando uma elevada resistência a calor e ao impacto. Outro diferencial é o fato de que ele não propaga chamas e não necessita de cuidado especial. Por ser um material maciço não poroso, a sua superfície é de fácil limpeza e totalmente higiênica, evitando o desenvolvimento de fungos ou a proliferação de bactérias.

O Corian, desenvolvido pela empresa Du Pont, é um material sólido, composto de ± 1/3 de resina acrílica (também conhecida como PoliMetilMetacrilato ou PMMA) e ± 2/3 de minerais naturais. Possui resistência e durabilidade superior comparado a outros materiais como inox e pedras naturais ou artificiais. Por ser um material a prova d’água, resiste à chuva, vento, raios ultravioletas e maresia, tornando-se ainda mais vantajoso quando utilizado em ambiente náutico.

Quando o reparo se faz necessário, na maioria dos casos, é realizado com esponjas abrasivas ou utilizando uma lixadeira orbital. Nas situações mais críticas, é possível recortar a parte da superfície danificada e substituí-la por outra peça sem que fiquem marcas de emenda.

O fabricante Du Pont também relata que as peças são manufaturadas de acordo com os princípios ambientalmente corretos, portanto o Corian não contamina água, ar ou solo e ainda evita a extração natural de mármores e granitos, garantindo beleza de forma ecologicamente responsável.

Na Intech Boating temos hoje uma área exclusiva com profissionais treinados para a produção das peças, o que facilita o desenvolvimento e agiliza o processo de produção, sem depender de mão de obra externa.

Wanderlei Lemos, é o responsável pelo setor de Corian no estaleiro e nos conta um pouco sobre o processo:

“As chapas de Corian são recebidas na cor escolhida e cortadas na CNC de acordo com o projeto definido. As peças passam ainda por cinco sequências de lixamento antes da finalização com polimento, para então serem montadas. O resultado desse processo é uma peça contínua , com acabamento perfeito”.

Saiba mais:

https://www.corian.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *