Treinamento reforça a importância do uso correto do EPI – Equipamento de Proteção Individual

Na última semana, foi realizado em parceria com nosso fornecedor de EPIs Delupo, o treinamento e teste de vedação de máscaras Semi Faciais utilizadas por nossos colaboradores.

A máscara respiratória facial é um dos principais equipamentos de proteção individual. Essa ferramenta foi desenvolvida para realizar a filtragem e separação de partículas, evitando que essas substâncias cheguem ao pulmão e causem alguma complicação à saúde.

O teste de vedação visa ajustar a máscara de maneira correta, de acordo com o rosto de cada usuário, garantindo a segurança individual no momento da utilização no ambiente de trabalho. Primeiramente, o funcionário coloca a máscara e a ajusta com a ajuda do instrutor para que fique na posição correta. Em seguida, é liberada uma substância de odor irritante, que não apresenta qualquer risco à saúde, serve apenas para verificar se há aberturas na máscara por onde substâncias prejudiciais poderiam adentrar. Caso o equipamento de proteção individual não esteja ajustado corretamente, o funcionário sentirá certo desconforto em sua via nasal, indicando que há necessidade de ajustes. Com a ajuda do especialista, as regulagens necessárias para garantir a segurança são feitas.

Eloisa Kriegler, gestora de Recursos Humanos na Intech Boating, relata “A Intech Boating preza muito pela saúde dos colaboradores, o treinamento foi um momento muito importante de aprendizado e conscientização, onde os colaboradores receberam instruções de como preservar sua segurança e saúde através da regulagem correta de suas máscaras de proteção individual”.

SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

A Intech  Boating fornece os EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual – devidamente registrados e compatíveis a cada atividade exercida. É de responsabilidade dos colaboradores a utilização dos equipamentos fornecidos, atentando-se às normas e procedimentos para a realização de suas atividades profissionais, preservando sua integridade física e de seus colegas. O uso de EPI é obrigatório. No caso de não uso, o colaborador é suscetível a advertências e até suspensão, em caso de reincidências.

EPI’S mais utilizados na Intech Boating:

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA – Máscaras: Protege as vias respiratórias contra gases tóxicos, poeira e impede a inalação de substâncias que provocam doenças ocupacionais (silicose, fibrose, etc).

PROTEÇÃO DA CABEÇA – Capacete: Protege de impacto de objeto com risco de queda ou que pode ser projetado e também de impacto contra objetos imóveis.

PROTEÇÃO DOS OLHOS – Óculos de Segurança: Protege os olhos de poeira e do impacto de materiais projetados ou de objetos imóveis.

PROTEÇÃO FACIAL – Protetor Facial: Protege o rosto de impacto de materiais projetados e de calor radiante. É articulado e tem perfil côncavo, cobrindo todo o rosto. Pode ser de acrílico, alumínio ou tela de aço inox.

PROTEÇÃO AUDITIVA – Protetores Auriculares: Protege o ouvido, diminuindo a intensidade da pressão sonora exercida pelo ruído contra o aparelho auditivo.

PROTEÇÃO DO TRONCO – Aventais e capas: Protege contra riscos de origem térmica, mecânica, agentes químicos, meteorológicos, umidade.

PROTEÇÃO MEMBROS SUPERIORES – Luvas, creme e mangas de proteção: Protegem as mãos e braços contra materiais e objetos abrasivos, produtos químicos, corrosivos, tóxicos, alérgicos, oleosos, solventes orgânicos.

PROTEÇÃO MEMBROS INFERIORES – Calçados de proteção: Protegem contra riscos de objetos perfurantes, escorregões, origem mecânica, técnica, elétrica, radiações perigosas, agentes biológicos agressivos.

PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS – Cinto de Segurança: cinturões que protegem o colaborador nas atividades exercidas em locais com altura igual ou superior a dois metros, em que haja risco de queda (obrigatório).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *