Prepare seu barco para o inverno

Com o fim da temporada de verão, a navegação amadora e de lazer reduz bastante e muitos optam pela docagem da embarcação nesse período de pouco uso. É importante que antes de guardar o barco, sejam feitas algumas revisões e procedimentos para evitar transtornos no futuro. Confira as dicas:

a) Limpeza de casco: limpeza geral e minuciosa do casco, com atenção para todas as junções de entrada e saídas de água e apêndices.
b) Revisão das vedações: limpeza ou troca dos silicones de vedação de todos os itens abaixo da linha de água.
c) Higienização: cabines, banheiros, além dos tanques de combustível, água doce e caixas servidas.
d) Pintura: revisar a pintura do convés, casco e rabetas dos motores. Deve-se também verificar a necessidade de limpar ou repintar o anticrusting, nos casos de barcos que ficarão na água.
e) Revitalização da Teka: limpeza, lixação ou lavação da Teka com produto adequado.
f) Polimento de metais, inox e tratamento de ferrugem: limpeza dos inox em geral com uso de polidor ou decapante, a fim de retirar os pontos de oxidação da superfície.
g) Vistoria completa da embarcação: circuitos elétricos, proteções e baterias.
h) Vistoria dos motores, ar-condicionado, ice maker e gerador: vistoria e verificação da necessidade de revisão dos motores, limpeza de dutos e higienização do sistema de ar-condicionado, retirada da água e higienização do ice maker, verificação do funcionamento e verificação da necessidade de revisão do gerador.
i) Recarga de baterias: verificar a integridade da carga fornecida pelo carregador. Mantê-lo ligado em flutuação, garante a vida útil das baterias.
j) Tomada de cais: verificar a integridade do circuito de alimentação de cais, posição e isolamento entre neutro, fase e terra. Lembre-se, terra efetivo é o de 3ohms de resistência.
k) Capa de docagem: verifique se sua capa não possui rasgos e se todas as proteções estão integras.
l) Carreta e Berço: verifique os rodados, pontas de eixo e parafusos da carreta. Em caso de beco fixo, verifique a integridade das soldas e a proteção nos apoios do casco.
m) Geladeiras, freezers e armários: verifique se nada perecível ficou guardado, limpe as geladeiras, caixas térmicas, freezers e fornos, deixando-os de portas abertas para facilitar a circulação de ar.

Fonte: Pós-venda Estaleiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *